Você sabe a diferença entre a cuba de apoio e a cuba de sobrepor?

Conhecer essa distinção ajuda você a escolher o melhor modelo na loja de materiais de construção. Dessa forma, é possível ter uma visão clara de como vai ficar a decoração do seu banheiro.

Contudo, há muitas opções disponíveis no mercado e isso pode atrapalhar um pouco na hora de selecionar o seu produto.

Por isso, é muito importante que, além de saber a diferença entre os diversos modelos de cubas, você faça uma lista de critérios para fazer a melhor compra possível.

Diante disso, a Casa Viveza preparou esse conteúdo com todas as informações sobre os vários tipos de cubas para banheiros e lavabos, além de dar algumas dicas sobre o tema. Confira a seguir!

O que é uma cuba para banheiro?

Antes de saber a diferença entre a cuba de apoio e a de sobrepor, é importante que você conheça mais sobre esse utensílio para banheiros e lavabos.

A cuba é o objeto usado para a higiene das mãos e do rosto, servindo para escovar os dentes, fazer a barba, molhar a face, dentre outras utilidades.

Em suma, é uma peça que se apoia ou vem embutida na bancada para receber a água da pia. No entanto, diferente desta, esse utensílio se projeta de maneira externa ou por sobre a bancada.

Geralmente, a cuba é de louça, mas existem modelos dos mais variados materiais e formatos. Os moradores costumam instalar as cubas no banheiro ou no lavabo.

Qual a diferença entre cuba de apoio e sobrepor?

Muitas pessoas decidem comprar as cubas para banheiro devido ao ar de sofisticação e elegância que conferem.

No entanto, existem diversos modelos disponíveis no mercado e não prestar atenção a essas características pode comprometer todo o projeto para o cômodo.

Portanto, saber a diferença entre a cuba de apoio e de sobrepor pode levar você a fazer uma compra inteligente, que se baseia em fatos e nas dimensões do ambiente disponível.

A seguir, vamos listar os tipos mais comuns de cubas para que você escolha aquela que melhor combina com o seu lar!

Cuba de apoio

A cuba de apoio se chama assim porque fica apoiada sobre a bancada, oferecendo maior versatilidade, já que se ajusta a todos os tipos de ambiente.

Assim, ela se adapta bem às bancadas menores e ocupa menos espaço que outros modelos. Além disso, sua aparência confere um aspecto moderno para o cômodo.

Outro ponto que atesta a sua versatilidade se refere ao posicionamento da torneira, que pode ser tanto na cuba quanto na parede, otimizando o espaço.

Contudo, é importante notar que esse tipo de cuba exige a instalação da pedra da bancada em uma posição mais baixa. Isso também ajuda na acessibilidade do banheiro ou lavabo como um todo. 

Por ser uma cuba que fica apoiada em uma estrutura, também não há necessidade de utilizar armários ou outros móveis para esconder a parte de baixo do utensílio.

Qual a diferença entre cuba de apoio e sobrepor

Por sua vez, a cuba de sobrepor se refere àquela cuja instalação é feita por cima da bancada, com uma borda sobressalente.

Ou seja, se utiliza um recorte da bancada e uma borda fica sobreposta, contribuindo para um visual minimalista do ambiente.

Esta cuba também apresenta grande versatilidade, especialmente no que diz respeito aos seus formatos, que podem ser quadrados, retangulares e ovais.

Portanto, a principal diferença entre a cuba de apoio e a de sobrepor é a estética, pois a primeira fica mais aparente e a segunda, mais rente à superfície da bancada.

Outros modelos de cuba para banheiro existentes

Além da cuba de apoio e de sobrepor, vamos mostrar outros modelos de cuba para banheiro disponíveis. Veja:

Cuba de parede

A cuba de parede ou suspensa fica instalada diretamente na parede, eliminando assim a necessidade de bancadas ou de armários na parte inferior.

Em geral, utiliza-se esse estilo de cuba em ambientes com pouco espaço ou em locais públicos, visto que se trata de uma opção bastante prática.

No entanto, se você pretende colocá-la em seu banheiro, você deve considerar que os tubos e conexões, como sifões, ficam aparentes e podem destoar de sua decoração.

Cuba de piso

Na hora de comprar um novo utensílio para o banheiro, seja um gabinete ou um vaso sanitário, um elemento a se considerar é como ele impacta no espaço disponível.

Diante disso, a cuba de piso é uma excelente alternativa para quem busca utilizar o espaço ao seu favor, visto que ela é instalada no próprio piso em qualquer lugar do cômodo.

Assim, muitas pessoas dão um ar descontraído e ousado, colocando esse utensílio no meio do banheiro ou junto à parede.

Contudo, é importante ter atenção com a sua instalação, especialmente porque o escoamento fica no piso. Desse modo, qualquer erro pode gerar problemas permanentes na estrutura do banheiro ou lavabo.

Cuba de semi-encaixe

Como o próprio nome sugere, esse modelo fica instalado na bancada, com a parte da frente para fora.

Esse tipo de cuba é uma ótima opção para ambientes pequenos, com pouco espaço disponível ou para pessoas que preferem usar bancadas de pouca profundidade.

Portanto, a cuba de semi-encaixe faz toda a diferença para quem gosta da estética da cuba de sobrepor, mas não dispensa o apoio da bancada.

Cuba de embutir

Um dos tipos mais tradicionais, a cuba de embutir fica colada na própria bancada, com o acabamento que fica completamente integrado ao material. Por essa razão, há mais espaço no cômodo como um todo. 

Além disso, os produtos, objetos de decoração e acessórios podem ficar em cima do móvel sem problemas.

Outro aspecto desse modelo de cuba se refere à limpeza do cômodo, visto que facilita a remoção de água da bancada, além de evitar acúmulo de sujeira nas extremidades.

Cuba esculpida

Por fim, a cuba esculpida é aquela que um profissional faz com o mesmo material da bancada, ou seja, um modelo feito sob medida e com alto nível de detalhamento.

Devido a isso, esse tipo de cuba apresenta maior versatilidade e se integra ao ambiente perfeitamente, visto que se ajusta às dimensões do cômodo.

Ao contrário de outros modelos de cuba, como a de apoio e a sobrepor, essa proporciona uma maior liberdade e possibilidades de personalização do ambiente.

Outro aspecto positivo da cuba esculpida é que ela facilita o escoamento de água e a limpeza do banheiro. Por outro lado, ela é mais cara que as demais.

Pontos para observar na hora de escolher a sua cuba para banheiro

Agora que você já sabe a diferença entre a cuba de apoio, a de sobrepor e os demais tipos, está na hora de conhecer alguns critérios para escolher o modelo certo para a sua casa, como:

Agora que você já sabe qual a diferença entre cuba de apoio e sobrepor, como combinar esse item com a decoração?

Você já entendeu a diferença entre cuba de apoio e a de sobrepor, e até sabe como adquirir a sua sem problemas, mas como fazer com que ela combine com a decoração do cômodo?

A dica de ouro consiste em harmonizar a sua cuba para banheiro com os itens já existentes. Assim, você não precisa se preocupar em ter que fazer uma renovação completa.

Por exemplo, se você gosta de um ambiente imponente e moderno, dê preferência aos modelos quadrados e de linhas mais retas.

Por outro lado, se você prefere um estilo clássico e elegante, adquira cubas arredondadas. Neste caso, dê preferência a cores claras ou tons pastéis.

Lembre-se que se trata de um artigo com bastante apelo estético, mas cuja principal função é a utilidade. Então, compre uma cuba de qualidade, que seja bonita e que ajude a elevar a simplicidade do ambiente.

Por fim, considere a sua personalidade e a dos demais moradores. De nada adianta comprar um modelo cheio de detalhes, mas que pouco conversa com o seu estilo.

Qual a diferença entre cuba de apoio e sobrepor: cuidados na hora da instalação

Além de saber a diferença entre a cuba de apoio e a de sobrepor, também é importante manter alguns cuidados para instalar corretamente a cuba do banheiro.

Como via de regra, a altura padrão da cuba em relação ao piso é de 90cm. Contudo, deve-se analisar a altura das pessoas da casa para que fique confortável para todos.

Inclusive, uma cuba na altura indesejada pode ocasionar problemas como a má postura, responsável por problemas circulatórios, respiratórios e na estrutura óssea do nosso organismo.

Você também deve considerar a altura e a posição da torneira, de modo que isso não interfira na hora de realizar tarefas simples, como lavar as mãos ou escovar os dentes.

Além disso, uma torneira mal posicionada pode espirrar água para fora, molhando o ambiente. Portanto, preste atenção nesses detalhes na hora da instalação.

Já sabe qual a diferença entre cuba de apoio e sobrepor? Então compre já a sua na Casa Viveza

Viu como é simples a diferença entre a cuba de sobrepor e a de apoio? Agora, você só precisa encontrar uma loja de construção confiável que venda esse produto.

Com a Casa Viveza, você tem acesso a artigos variados para casa, com a sofisticação e a qualidade que o seu lar necessita. A Casa Viveza apenas o que há de melhor nas áreas de cozinha, banheiro, lavanderia, reservatórios, tubos e conexões, e muito mais!

Você pode realizar suas compras do conforto do seu lar e recebê-las em casa, ou retirar seus produtos em nossas lojas físicas. Além disso, aceitamos diversas formas de pagamento, incluindo crédito e débito.

Então, não deixe de conferir a nossa seção de cubas e lavabos para conhecer artigos sofisticados e exclusivos que farão toda a diferença na sua casa!

Gostou do nosso texto? Acesse o Blog da Casa Viveza para conhecer mais sobre o tema e tirar