Na hora de planejar um cômodo como esse, muitas pessoas podem imaginar que qualquer cuba para lavabo serve para o ambiente, ou que elas são todas iguais. Contudo, essa percepção está longe de ser a correta.
Na verdade, o tipo de cuba é um detalhe extremamente importante e a escolha correta pode transformar a decoração e a funcionalidade do lavabo. Afinal, além de oferecerem diferentes usabilidades, se destacam muito no ambiente.
Além disso, as cubas precisam ser instaladas em uma bancada ou em uma estrutura na parede, ao contrário dos lavatórios. Com isso, você ganha mais espaço para acomodar itens de higiene pessoal e também de decoração.
Da mesma forma, você passa a ter um vão livre para instalar os armários inferiores ou outros tipos de organizadores.
Portanto, conhecer as suas opções influencia diretamente no resultado final do seu projeto para o lavabo, seja em uma construção do zero ou em uma reforma para renovar a decoração.
Quais são os tipos de cuba para lavabo?
As cubas para lavabo são fabricadas em uma série de tamanhos, cores, materiais, tipos e modelos. Por isso é tão importante conhecer as diferenças entre elas. Assim, você terá informações o suficiente para tomar a melhor decisão.
Afinal, elas contribuem com a composição da decoração e, muitas vezes, acabam sendo o elemento principal dentro de um espaço.
Contudo, a mesma vantagem proporcionada pela ampla variedade de opções, também pode gerar muitas dúvidas em quem está escolhendo.
Sendo assim, confira todas as características dos principais tipos de cuba para lavabo a seguir!
De apoio
As cubas de apoio são fixadas totalmente sobre um tampo ou bancada. Isso quer dizer que a peça inteira fica aparente, trazendo um visual inovador e sofisticado.
Portanto, como elas ficam na parte superior, a única adaptação que você terá que fazer na bancada é um furo para o escoamento correto da água.
Contudo, é importante ficar atento à altura do apoio. Isso porque se ele for muito alto, as pessoas não conseguirão alcançar o fluxo de água da torneira com facilidade, pois a própria cuba atrapalhará.
Então, se estiver construindo o seu lavabo do zero, tenha isso em mente na hora de projetar a altura da bancada. Caso esteja apenas reformando, sem considerar a troca desse elemento, meça a altura da cuba antes de realizar a compra.
Além disso, o ideal para este modelo é utilizar torneiras de bica alta ou presas à parede. Dessa forma, você ganha espaço e permite uma movimentação mais livre das mãos.
Semiencaixe
As cubas de semiencaixe, por outro lado, oferecem um conceito similar às de apoio. Contudo, a diferença é que elas são fixadas apenas pela parte de trás, o que faz com que apenas uma parte da peça fique para fora da bancada.
Esta é uma boa opção para quem gosta do efeito das cubas que ficam à mostra, mas quer economizar um pouco mais de espaço. Isso porque como as bancadas não precisarão ser tão baixas, haverá mais espaço para os armários inferiores.
Ao mesmo tempo, você consegue apresentar um visual diferenciado e muito interessante.
Outra grande vantagem dessa alternativa é que você pode ganhar mais espaço de circulação, especialmente em banheiros menores, pois a bancada poderá ser mais estreita.
De embutir
A cuba de embutir é o modelo mais comum do mercado e também um dos mais simples. Instalada de baixo para cima, nenhuma parte ultrapassa o lado superior da bancada.
Por isso, muitas pessoas optam por esconder a parte de baixo com um armário. Contudo, essa pode ser uma das desvantagens da cuba de embutir. Afinal, ela ocupará um espaço significativo dos móveis inferiores.
Por outro lado, ela deixará a bancada totalmente livre para você organizar os seus ítens de higiene pessoal e quaisquer outros elementos úteis para o lavabo, inclusive as decorações.
Sendo assim, essa se torna uma alternativa muito interessante para cômodos menores e que precisam otimizar a utilização de espaços no ambiente.
Além disso, é o tipo de cuba para lavabo que aceita o maior número de torneiras possível. Isso inclui as bicas altas e baixas, de parede ou de mesa e com misturadores bicomando ou monocomando.
Contudo, evite torneiras altas demais para evitar um número elevado de respingos. Afinal, nesse caso, ao invés de proporcionar mais organização, será feita uma bagunça ainda maior.
Cuba para lavabo de sobrepor
É possível dizer que a cuba para lavabo de sobrepor une o melhor dos dois mundos. Isso porque ela não fica nem totalmente exposta, nem totalmente escondida pela bancada.
Portanto, a única parte que fica aparente neste caso são as bordas da cuba. Essa característica traz um aspecto refinado à decoração, muito indicado para quem gosta de um estilo minimalista.
Da mesma forma, trata-se de uma ótima opção para quem não quer abrir mão do espaço tanto na parte superior quanto na parte inferior.
Assim, você poderá instalar um armário inferior com tranquilidade e ainda contar com a bancada livre para organizá-la da maneira que quiser.
Além disso, você terá a possibilidade de escolher entre diversos tipos de torneira, pois, independentemente da altura, ainda haverá conforto suficiente para a utilização.
Cuba esculpida
Se você estiver procurando por uma cuba para lavabo altamente sofisticada e exclusiva, com certeza, os modelos esculpidos são os mais indicados.
A cuba esculpida apresenta um visual diferenciado, pois não há um formato padrão e o fundo pode ser reto ou com rampa.
Sendo assim, quando a opção é feita pelo fundo reto, ele é levemente elevado, de uma forma que criam-se frestas laterais para a água escorrer. O melhor de tudo é que, neste caso, o ralo fica escondido, causando uma sensação de mágica.
Por outro lado, o fundo com rampa possui uma inclinação que pode ser grande ou pequena, dependendo da inovação no design. Assim, a escorre para uma das extremidades que, no final, conta com um fresta que também provoca a ilusão de que não existe um ralo.
Outra vantagem importante é que, como não existe padrão para essas peças, é possível encontrá-las em tamanhos menores e maiores. Sendo assim, torna-se uma opção para banheiros espaçosos ou mais apertados.
Materiais de cuba para lavabo
Além dos diferentes tipos de cuba para lavabo, você também pode encontrar modelos fabricados com diversos materiais distintos.
Esse detalhe influenciará especialmente na estética do ambiente, mas na durabilidade da peça. Por isso, fique atento também a essa característica.
Sendo assim, continue a leitura e entenda melhor sobre o que muda em cada situação!
Porcelana
Vamos começar com o material mais comumente utilizado na fabricação de cubas para lavabo: a porcelana. O motivo dessa popularidade está presente, principalmente, na versatilidade.
Isso porque a porcelana proporciona um visual bonito e que se encaixa em muitos estilos de decoração diferentes.
Além disso, você pode encontrar cubas de porcelana facilmente no mercado. Portanto, se quiser uma opção com o mínimo de chances de erro, escolha a porcelana.
Vidro
Cubas de vidro, por outro lado, garantem um estilo mais leve ao ambiente e são muito indicadas para proporcionar um ar mais moderno.
Além disso, também se trata de peças versáteis, pois o vidro pode apresentar uma variedade grande de cores e muitos formatos.
Contudo, você deve ficar atento a alguns fatores. O primeiro deles é a fragilidade do material. Por isso, é preciso tomar muito cuidado durante a limpeza para não ocasionar riscos, principalmente causados pelo tipo de esponja ou outro utensílio utilizado.
Além disso, é importante tomar cuidado com movimentos bruscos e objetos pesados que possam cair na cuba por algum motivo qualquer. Se isso acontecer, há grandes chances da peça se quebrar e, inclusive, machucar alguém.
Por fim, pode ser que você tenha trabalho dobrado para manter a cuba de vidro sempre limpa. Afinal, esse material não suja mais do que outros, mas aparenta mais a sujeira, principalmente por ser transparente.
Então, algumas marcas de dedo, pasta de dente e outras se tornam visíveis com mais facilidade.
Madeira
As cubas para lavabo de madeira são menos comuns, pois alguns exemplares não são tão práticos quanto os que são fabricados em outros materiais.
Contudo, essa mesma desvantagem pode se traduzir em um benefício. Afinal, por ser menos comum, também se torna mais exclusiva. Então, se tomar essa decisão, planeje bem os espaços disponíveis e as dimensões necessárias.
Por outro lado, você também pode encontrar alguns modelos em bambu, que é muito resistente e traz a mesma sensação de leveza, por ser um elemento natural.
Também é importante ressaltar que as camadas de verniz em uma peça como essa impedem que o contato constante com a água cause danos e prejudique a durabilidade.
Acrílico
A cuba de acrílico é capaz de produzir um efeito muito próximo ao do vidro, mas com um diferencial: trata-se de um material muito mais resistente. Portanto, você terá uma tranquilidade maior pelas menores chances de quebra e outros defeitos.
Além disso, o acrílico conta com suas próprias características e visual único, graças a ainda maior variedade de formatos e cores.
Contudo, você ainda precisará ficar atento aos possíveis riscos com o manuseio do dia a dia e rotinas de limpeza.
Mas se você estiver planejando um lavabo bem colorido, divertido e alegre, essa é uma boa opção, inclusive para quem tem filhos pequenos e quer criar um ambiente mais descontraído para os pequenos.
Cuba para lavabo de pedra
As cubas de pedra têm virado uma forte tendência nas decorações de casa moderna. Elas também podem ser conhecidas como cubas escavadas, moldadas ou ocultas e trazer um ar de sofisticação incomparável.
Uma das grandes vantagens desta alternativa é que existem diversas opções de tonalidades e texturas. Assim, você poderá escolher a que combina mais o seu projeto de decoração.
No entanto, assim como outros materiais, a pedra também demanda alguns cuidados para durar o tempo que você precisar.
O primeiro ponto a ser ressaltado é o peso das peças. Por serem de pedras, essas cubas costumam ser mais pesadas. Sendo assim, você não poderá instalá-las em qualquer bancada ou tampo, apenas nos locais que aguentarem maiores cargas.
Contudo, existem pedras mais leves e outras mais pesadas. Tudo vai depender das suas preferências.
Por fim, nunca utilize produtos abrasivos para realizar a limpeza, pois você poderá manchar a cuba permanentemente. De qualquer forma, produtos muito fortes não são indicados em nenhum dos materiais citados anteriormente.
Como escolher uma cuba para lavabo
Na hora de escolher a cuba para lavabo ideal, o primeiro passo é avaliar qual será o espaço disponível para o projeto. A partir dessa informação, ficará muito mais fácil se planejar.
Afinal, é muito melhor organizar o ambiente de acordo com essa informação inicial do que tentar encaixar os componentes de maneira apertada.
Então, se o seu lavabo não for muito amplo, dê preferência para os modelos com cuba embutida, de semiencaixe ou de sobrepor. Assim, você elimina a necessidade de bancadas muito grandes e não compromete a organização dos seus itens pessoais.
Por outro lado, se você contar um lavabo extenso, poderá instalar uma cuba de apoio ou uma esculpida em um formato bem arrojado.
Isso porque, mesmo que esses modelos ocupem uma parte maior do cômodo, esse fato não comprometerá o conforto e nem a mobilidade dos ocupantes.
Casa Viveza: aqui você pode escolher entre diversas opções de cuba para lavabo
Como você viu, existem diversos tipos de cuba para lavabo disponíveis para que você escolha aquela que mais combina com o estilo do seu lar ou do seu empreendimento comercial.
A vantagem é que você encontra todos eles na Casa Viveza. Somos uma empresa com quase 60 anos de tradição no mercado e comprar em uma de nossas lojas ou pelo site é investir em qualidade, segurança e praticidade.
Além disso, nosso foco é proporcionar uma experiência diferenciada, com um relacionamento próximo e franco. Por isso, sinta-se à vontade para entrar em contato com um de nossos consultores e discutir um orçamento que faça sentido para o seu bolso!
E para ainda mais conteúdos sobre a melhor forma de construir ou reformar um imóvel, continue no Blog da Casa Viveza!