Você sabe o que é porcelanato retificado? Muitas pessoas buscam novas formas de renovar a estética de uma casa, apartamento ou ambientes comerciais, mas não sabem por onde começar.
Contudo, planejar espaços com a utilização desse tipo de porcelanato é uma solução econômica e muito versátil. Por isso, elaboramos este conteúdo completo para que você entenda tudo sobre essa opção de revestimento e tire suas dúvidas.
Então, continue a leitura e entenda as principais vantagens do porcelanato, entenda a diferença entre o comum e retificado, e qual o modelo ideal para cada cômodo de um imóvel!
O que é porcelanato retificado?
O porcelanato retificado é produzido com um nível elevado de precisão no corte. Isso porque a finalização das peças acontece por meio de discos de diamante. Dessa forma, obtém-se um resultado com bordas mais retas e regulares.
Sendo assim, a superfície se torna mais uniforme, o acabamento mais regular e os retoques passam a ser muito menos necessários.
Portanto, saber o que é porcelanato retificado faz toda diferença no momento de escolher a opção de revestimento, já que nesse caso, o processo diminui a variação dimensional das pedras para produzir placas mais padronizadas.
Como consequência, é possível assentá-las com juntas menores e mantê-las mais próximas umas das outras.
Diferença entre porcelanato retificado e comum
O porcelanato é um tipo de cerâmica exposta a temperaturas superiores a 1200ºC e prensada em seguida. Em sua composição, encontram-se diversos materiais, como rochas, argilas e uma série de materiais nobres, como feldspatos, quartzos e outros.
Contudo, é importante ressaltar que para considerar uma peça como porcelanato, ela deve apresentar características como resistência à abrasão e manchas, dureza superficial e baixa porosidade.
Além disso, existem dois tipos de porcelanato diferentes: os comuns e os retificados. A diferença entre eles consiste no acabamento das bordas.
Portanto, as peças comuns não passam pelo processo de retífica, que utiliza os discos de diamante. Então, as extremidades se tornam levemente arredondadas com algumas variações dimensionais.
Como consequência, tem-se a maior necessidade de rejunte para compensar possíveis irregularidades nos formatos e tamanhos das peças comuns.
Quais as vantagens do porcelanato retificado?
O porcelanato retificado apresenta diversas vantagens para quem quer trazer um aspecto diferente à decoração de casas e apartamentos. Afinal, o processo de fabricação resulta em um material inovador e altamente resistente.
Além disso, você conta com muita variedade de opções, podendo escolher entre diferentes cores, formas e texturas.
Também é importante ressaltar a versatilidade desse revestimento que, graças às suas características impermeáveis, permite a aplicação em ambientes internos e externos.
Sendo assim, confira mais motivos para você investir nesse material!
Fácil instalação
Os cortes precisos feitos pelos discos de diamante resultam em peças muito parecidas umas com as outras. Isso facilita o trabalho de instalação e assentamento do porcelanato retificado.
Afinal, as bordas praticamente perfeitas possibilitam o encaixe exato das placas, deixando um espaço mínimo entre elas.
Para você ter uma ideia, é comum instalar revestimentos tradicionais com 5 mm de espaçamento. Por outro lado, a retífica diminui essa medida para números entre 1,5 e 2 mm.
Sendo assim, a linha divisória se torna quase imperceptível e gera-se a sensação de continuidade nos pisos e paredes.
Economia de rejunte
Esse diferencial é mais uma consequência da precisão do corte realizado com discos de diamante. Como ela proporciona uma instalação mais exata e com menos espaçamento entre as placas, você também precisará de muito menos rejunte.
Fazendo uma conta rápida, se a distância entre cada peça diminuir pela metade, você gastaria o dobro de rejunte para instalar materiais sem retífica.
Manutenção simplificada
A aplicação simples e precisa gera resultados estéticos impressionantes e ainda economiza materiais. Mas o porcelanato retificado oferece outra vantagem importante: a manutenção simplificada.
Afinal, a distância mínima entre as placas também abre menos espaço para o acúmulo de sujeira em pontos difíceis de limpar.
Portanto, você não terá que lidar com o excesso de poeira e resíduos, facilitando que a sua casa esteja sempre impecável.
Estética diferenciada
Com tantas vantagens relacionadas à funcionalidade, parece até que a escolha por essas peças se resume a isso. Contudo, o destaque proporcionado pelo porcelanato retificado é, principalmente, a estética diferenciada que ele proporciona.
Portanto, as juntas deste revestimento são muito pouco visíveis e resultam na impressão de uma composição de piso ou parede com uma peça única.
Dessa forma, você traz mais amplitude visual para os ambientes, assim como toques de requinte e sofisticação.
Por isso, esta é uma ótima opção para quem se interessa por decorações minimalistas. Afinal, você contará com superfícies amplas e modernas, com referências contemporâneas.
Tipos de porcelanato retificado
Escolher os revestimentos é uma das etapas mais importantes para a elaboração de um projeto e início das obras, seja em uma nova construção ou reforma. E como você viu, o porcelanato retificado apresenta diversas vantagens ao proprietário do imóvel.
Por isso, ele têm se tornado, cada vez mais, uma das principais escolhas dos clientes. Afinal, além de diversos benefícios práticos, é possível escolher entre muitas opções de formatos e cores.
Portanto, você pode utilizar esse material para compor qualquer estilo de decoração que estiver planejando.
Sendo assim, conheça os principais tipos de porcelanato retificado disponíveis no mercado para escolher a que melhor atende às suas necessidades!
Esmaltado
Esse modelo de porcelanato retificado recebe uma camada de esmalte que pode resultar em texturas diferentes, sendo elas lisas, brilhantes, ásperas ou foscas.
Por isso, esta opção se torna muito resistente a manchas e possibilita variadas opções de cores e estampas.
Da mesma forma, essa diferença de texturas permite uma aplicação mais versátil, funcionando tanto para áreas internas como externas.
Além disso, o porcelanato esmaltado não exige cuidados especiais ou complexos, graças às características similares às das cerâmicas.
Porcelanato retificado polido
Muitas pessoas acham que todo porcelanato polido é retificado, e vice versa. Contudo, isso não é verdade. A confusão pode acontecer devido ao brilho intenso que o polimento proporciona às peças.
Sendo assim, como os materiais retificados são considerados mais sofisticados, pode-se confundir os dois conceitos.
De qualquer forma, o brilho característico é fruto de uma camada de proteção aplicada ao revestimento, seguido de um polimento.
Portanto, devido a essa característica estética marcante, aplica-se o porcelanato retificado polido principalmente em áreas internas. Dessa forma, adiciona-se muita sofisticação ao ambiente.
Por outro lado, essa camada de proteção diminui a chance de eventuais riscos e danos, mas deixa o piso mais escorregadio.
Então, o ideal é evitar a aplicação em banheiros, cozinhas, saunas e outros ambientes predominantemente molhados.
Natural
Também conhecido como “técnico”, o porcelanato retificado natural é o modelo mais rústico desse tipo de revestimento. Embora ele também apresente uma variedade grande de cores e texturas, nesse caso elas simulam características de pedras e rochas, como o mármore.
Então, essa característica é resultado da falta de finalização proposital das peças. Ou seja, elas não recebem nenhum tipo de esmalte, preservando, assim, tons e texturas originais.
Porém, esse fato não impede a realização de polimentos com brilho ou naturais e isso permite a instalação em áreas internas e externas com tranquilidade.
Porcelanato retificado acetinado
Quem gosta de adicionar materiais foscos aos revestimentos vai gostar da aparência do porcelanato retificado acetinado. Afinal, esse modelo não recebe nenhum acabamento com brilho, o que traz uma estética totalmente diferenciada.
Além disso, as opções acetinadas são mais resistentes a riscos e disfarçam bem pequenos defeitos que podem aparecer ao longo do tempo. Também deve-se destacar a maior aderência proporcionada pelo aspecto fosco.
Portanto, ao contrário dos revestimentos polidos e brilhantes, esta é uma boa opção para cômodos molhados, como o banheiro e a cozinha. Por outro lado, no restante dos ambientes internos tem-se uma maior sensação de conforto.
Madeira
Os pisos de madeira clássicos são muito bonitos e especiais. Contudo, não há como negar que também demandam um investimento maior no momento da compra, assim como para as manutenções regulares.
Por esse motivo, o mercado trouxe uma solução de porcelanato retificado que simula a madeira, por um preço muito mais acessível e com cuidados muito mais simples.
Dessa forma, você poderá escolher entre diversas estampas que fazem referência aos mais diferentes tipos de madeira existentes. Sendo assim, você aproveitará a elegância e o conforto dessa estética tradicional sem se preocupar com uma conservação complexa.
Na verdade, a situação é totalmente oposta, pois uma das maiores vantagens do porcelanato retificado é a alta durabilidade. Portanto o visual amadeirado se manterá em perfeito estado por muito tempo.
Existem argamassas e rejuntes mais apropriados para o porcelanato retificado?
Escolher a argamassa correta é muito importante para fixar o seu porcelanato retificado com bastante aderência e conseguir os resultados esperados.
Contudo, não há uma indicação específica de material para a instalação desse tipo de revestimento. Portanto, recomenda-se a escolha dos produtos de acordo com as características da obra e do ambiente que receberá as peças.
Então, você pode tomar uma decisão de acordo com os seguintes tipos de argamassa:
- AC-1: mais utilizada em ambientes internos com pouco tráfego de pessoas, tanto para cômodos molhados, secos ou úmidos;
- AC-2: esse tipo de argamassa é ideal para ambientes externos ou locais predominantemente molhados, incluindo piscinas. Apresenta muita resistência à chuvas, ventos e cargas;
- AC-3: a mais resistente de todas. Por isso, suporta altas tensões e fica muito bem em fachadas e espaços comerciais, com alto tráfego de pessoas.
Por outro lado, é possível rejuntar o porcelanato retificado com o tipo epóxi ou acrílico, evitando o cimentício.
Então, esteja atento a 3 fatores relevantes: impermeabilidade, flexibilidade — para locais com grandes variações de temperatura — e resistência à manchas.
Cuidados e manutenção do porcelanato retificado
Os cuidados que o porcelanato retificado demanda são muito simples e a manutenção praticamente inexistente. Portanto, você só precisa limpar o revestimento utilizando uma solução de água com sabão neutro.
Além disso, ao varrer o chão, dê preferência para vassouras com cerdas macias. Dessa forma, você diminui as chances de arranhar as peças.
Onde utilizar porcelanato retificado em casa?
O porcelanato retificado une praticidade, beleza e resistência em um único material. Por isso, essa é uma das opções de revestimento mais versáteis do mercado.
Sendo assim, é possível revestir todos os cômodos da área interna com piso porcelanato ou aplicá-lo nas paredes. Contudo, você deve levar em consideração as características de cada ambiente.
Portanto, no banheiro, cozinha e área de serviço, que são ambientes com mais presença de água, procure evitar os modelos polidos. Assim, você garante maior segurança para todos e diminui os riscos de acidentes.
Por outro lado, as salas de estar e jantar aceitam uma variedade maior de acabamentos. Nesse caso, o porcelanato retificado polido ajuda a iluminar o ambiente, enquanto o fosco é mais fácil de limpar, ideal para ambientes com cozinhas integradas.
Já as versões esmaltadas são imbatíveis no quesito sofisticação, especialmente aquelas que contam com estampas que simulam o mármore, a madeira ou o cimento queimado.
Por fim, dê preferência para os acabamentos naturais quando planejar as áreas externas. Eles são altamente resistentes à umidade, oferecem um aspecto rústico e são mais seguros, por proporcionarem maior aderência.
Na Casa Viveza você encontra diversas opções de porcelanato retificado
O porcelanato retificado é, sem dúvida, uma ótima opção para quem está buscando uma forma de implementar uma estética exclusiva à decoração. Isso graças à principal característica de permitir um espaçamento mínimo entre as peças instaladas.
Dessa forma, você consegue produzir uma sensação de continuidade similar à presença de uma peça única. Além disso, você conta com diversas outras vantagens, como ampla variedade de opções, manutenção descomplicada, fácil instalação e alta durabilidade.
Portanto, você pode encontrar o porcelanato retificado ideal para a sua construção ou reforma na Casa Viveza. Assim, você conta com o suporte da maior rede de lojas de materiais de construção da região Centro-Oeste de Minas Gerais.
E para continuar conferindo as melhores dicas para a realização das suas obras, acompanhe o Blog da Casa Viveza!