O porcelanato é um tipo de cerâmica composto, principalmente, por rochas, argilas e matérias primas nobres, como feldspatos, quartzos e outros. Sua fabricação consiste na queima desses materiais a temperaturas superiores a 1200ºC que depois são prensados.

Esse processo dá origem a um produto altamente resistente e versátil que combina com diversos estilos de decoração, graças a ampla variedade de cores e modelos.

Além disso, trata-se de um piso frio que pode ser indicado aplicado tanto em residências como em ambientes profissionais. Também é importante ressaltar que para considerar um material como porcelanato é necessário que ele apresente características como baixa porosidade, resistência à abrasão e manchas e dureza superficial.

Então, continue a leitura para saber tudo sobre porcelanato e veja algumas dicas de como escolher a opção ideal para você!

Tipos de porcelanato

A escolha dos revestimentos é uma das etapas iniciais e mais importantes de uma reforma ou construção. Sendo assim, o porcelanato tem conquistado o topo da lista de materiais preferidos dos clientes. 

Isso se deve à grande quantidade de opções oferecidas por ele, seja nos formatos, acabamentos e cores. Dessa forma, são tantas alternativas que algumas pessoas podem ficar perdidas na hora de escolher.

Por isso, vamos te mostrar quais são os principais tipos de porcelanato e suas diferentes recomendações de uso, para que você acerte na hora da compra. Confira!

Polido

Os porcelanatos polidos têm a característica marcante de possuírem um brilho intenso. Por isso, são bastante aplicados em áreas internas. 

Esse brilho vem de uma camada de proteção aplicada nesse tipo de revestimento que, além da vantagem estética, promove uma vantagem prática ao torná-lo mais fácil de limpar e com menos chances de riscos.

Ao mesmo tempo, esse polimento deixa o piso mais liso e escorregadio. Portanto, talvez essa não seja uma boa opção para banheiros, áreas de serviço, varandas e outros cômodos molhados, pois a chance de acidentes é um pouco maior.

Esmaltado

Como o próprio nome já sugere, esse tipo de porcelanato recebe uma camada de esmalte, que pode apresentar diversas texturas, sendo liso, brilhante, fosco ou áspero. Sendo assim, um piso revestido com esse material apresenta muita resistência a manchas e várias opções de cores e estampas.

Além disso, por ser encontrado com diversas texturas, o porcelanato esmaltado permite várias aplicações diferentes em áreas internas e externas. É também uma das opções que exige cuidados menos complexos, pois suas características similares às da cerâmica não demandam mais do que um pano úmido para limpeza.

Acetinado

Por sua vez, o porcelanato acetinado é ideal para quem gosta de uma decoração com aspectos mais foscos. Isso porque essa opção de acabamento não tem brilho — e isso com certeza não é um ponto negativo. 

Além de uma estética diferenciada, a falta de brilho aumenta a resistência a riscos, contribui com o disfarce de pequenos defeitos que podem surgir com o tempo de uso e ainda o torna menos escorregadio.

Por essas razões, essa é uma opção muito utilizada em áreas externas e cômodos molhados. Já quando aplicado nas áreas internas, ela aumenta a sensação de aconchego e conforto.

Natural

O porcelanato natural também é conhecido como técnico e é o modelo mais rústico desse tipo de revestimento. Ele simula a textura e a cor de pedras, mas, mesmo assim, oferece grandes opções de cores, simulando desde o mármore a solos áridos e desérticos.

Isso acontece porque ele não recebe nenhum tipo de finalização com aplicação de esmalte, o que preserva sua cor e textura, mantendo-as inalteradas.

Contudo, ainda há a possibilidade desse modelo receber polimento com brilho ou natural. Dessa forma, tanto as áreas internas quanto externas se dão bem com esse modelo.

Madeira

O porcelanato que simula madeira é um dos mais procurados pelos clientes. Afinal, os pisos de madeira legítima são lindos e clássicos, contudo, exigem um nível de cuidado e manutenção bastante elevados. Caso contrário, o brilho e a qualidade se perdem com o passar do tempo.

Por isso, diversos fabricantes criaram um tipo de porcelanato que simula a aparência da madeira por meio de estampas variadas.

Então, você é capaz de ter o conforto e elegância transmitidos pelos pisos de madeira por um preço muito mais acessível e sem a preocupação com uma conservação detalhada e trabalhosa. Pelo contrário, como o porcelanato mantém a sua alta durabilidade, o visual amadeirado mantém-se ao longo do tempo. 

Resistência do porcelanato

Um ponto importante a se considerar durante uma pesquisa sobre o que é porcelanato é a escala de resistência à abrasão indicada pelo PEI (Porcelain Enamel Institute). Essa é uma forma de medir a durabilidade da peça e as informações devem ser fornecidas pelo fabricante.

Portanto, a escala segue as seguintes classificações:

Vantagens do porcelanato

O sucesso obtido pelo porcelanato não aconteceu sem motivos. Essa é uma consequência de uma tipologia inovadora e altamente resistente.

Além disso, a versatilidade está presente nas diferentes formas, texturas, cores e na possibilidade de utilização como piso e revestimento de paredes. Afinal, a fabricação com características impermeáveis tornou possível a sua aplicação tanto em ambientes internos como externos. 

Outro ponto positivo do porcelanato é a facilidade de instalação. Assim, profissionais capacitados são capazes de instalá-lo com rapidez, praticidade e sem muita sujeira. Um ótimo atrativo para quem faz questão de manter a sua casa sempre limpa.

Outras vantagens desse tipo de revestimento são:

Onde usar porcelanato em sua casa?

O piso e revestimento de porcelanato é uma das opções mais versáteis do mercado. Afinal, estamos falando de um material que une beleza, alta resistência e muita praticidade.

Portanto, nas áreas internas, todos os cômodos podem ser revestidos com porcelanato. Basta optar por diferentes tipos de para cada situação.

Assim, é possível utilizar modelos diferentes para o banheiro, quarto, sala, cozinha e quartos ou optar por uma aparência mais uniforme, variando menos as texturas e encontrando uma disposição mais homogênea.

Por outro lado, as áreas externas também devem ser levadas em consideração. Portanto, por serem resistentes à água, são boas alternativas até mesmo para locais próximos à piscina — de preferência com acabamento sem brilho e com mais aderência — ou espaços gourmet.

Além disso, se você estiver planejando reformar ou montar o escritório, planejar esse ambiente com porcelanato é uma ótima ideia. Assim, você terá a oportunidade de trabalhar em um local bonito, fácil de limpar e de manter organizado.

Qual o melhor porcelanato para cozinha?

O porcelanato é um ótimo revestimento para a cozinha, pois valoriza muito o ambiente. Sendo assim, o tipo mais ideal para esse cômodo é o esmaltado. 

Esse modelo causa um grande impacto visual, é resistente à água, aos respingos de gordura e ao desgaste gerado pela grande circulação de pessoas.

Portanto, você pode escolher entre as versões brilhantes, acetinadas ou polidas. Ainda, pode optar por cores únicas ou peças decoradas com estampas de mármore, madeira, cimento ou pedra.

Para cozinhas pequenas, procure utilizar um piso que não precise de muitos recortes. Geralmente, a medida mais usada é a de 60 x 60 cm.

Qual o melhor porcelanato para sala?

A sala de estar é o ambiente ideal para receber os familiares e amigos queridos e viver momentos agradáveis em boa companhia. Por isso, você deve optar por um revestimento acolhedor e bonito.

Portanto, esse ambiente oferece diversas opções. O porcelanato polido, por exemplo, ajuda a iluminar o ambiente e é resistente a riscos.

Por outro lado, o acetinado, por ter pouco brilho, é mais fácil de limpar. Ele também não escorrega muito quando molhado, por isso é bastante seguro e indicado para residências com a cozinha integrada.

Já o esmaltado, poderá trazer muita sofisticação à sua decoração com as estampas que simulam mármore, madeira ou cimento queimado. Dessa forma, você economiza e garante muito estilo à sua casa.

Qual a diferença entre porcelanato e porcelanato retificado?

A principal diferença entre o porcelanato comum e o retificado está no acabamento, especialmente nas bordas retas e finas. Ou seja, as bordas arredondadas são características dos pisos comuns, as outras do retificado.

Portanto, é possível dizer que as peças retificadas são mais refinadas, pois a finalização é realizada por meio de discos de diamante, proporcionando mais regularidade sem a necessidade de retoques.

Embora pareça pequena, essa diferença chama bastante atenção na hora da instalação, pois o porcelanato retificado exige menos rejunte do que o piso comum.

Isso acontece porque há cerca de apenas 2mm de dilatação entre as peças, o que proporciona juntas quase imperceptíveis em alguns casos, dando a impressão de um piso contínuo.

Como escolher o porcelanato ideal?

Quando o assunto é construção e reforma, uma das etapas mais importantes é a escolha dos pisos e revestimentos. Afinal, existem diversas cores, tamanhos, texturas e materiais que podem ser utilizados em praticamente todos os ambientes.

Contudo, o porcelanato vem se destacando pelas vantagens que apresenta, como preços acessíveis quando comparados a outras opções, facilidade de limpeza, durabilidade e resistência à água.

Então, confira alguns pontos que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu porcelanato!

Avalie o estilo decorativo do ambiente

Procure elaborar o seu projeto de decoração utilizando materiais que conversem com a proposta principal. Por exemplo: se você está pensando ou tem um ambiente com um estilo mais rústico, procure por porcelanatos esmaltados ou acetinados, além dos tons terrosos e que simulam madeira.

Por outro lado, os ambientes modernos e sofisticados combinam mais com porcelanatos polidos, pois o brilho melhora a luminosidade e expande o ambiente. As cores claras também ajudam a trazer elegância aos espaços.

Escolha o tamanho do porcelanato

Além das diversas cores, texturas e estampas, há diferentes tamanhos disponíveis de placas de porcelanato. Então, quando estiver montando o seu projeto, analise quais as dimensões adequadas para o ambiente em que elas serão aplicadas.

Peças grandes, por exemplo, não são recomendadas para cômodos pequenos, pois elas podem passar a sensação de que o espaço é ainda menor. Portanto, opte por placas maiores em locais mais amplos.

Não se esqueça da segurança

Até aqui, você percebeu que existem dois tipos gerais de porcelanato, os lisos e os foscos. Sendo assim, não recomenda-se a instalação dos modelos lisos em locais predominantemente úmidos, como os banheiros, saunas e áreas de serviço com máquinas de lavar e tanques.

Já sabe o que é porcelanato? Então compre agora mesmo na Casa Viveza

Gostou de saber o que é porcelanato e todos os benefícios que esse material pode trazer para a sua obra ou construção? Independente de qual for o estilo do seu projeto, com certeza você encontrará um piso ou revestimento de parede ideal, graças à variedade de cores, estampas, texturas e tamanhos disponíveis.

E para que você faça uma compra com toda a segurança necessária, encontre o seu produto na Casa Viveza. Nós conquistamos destaque no mercado graças à disponibilidade do catálogo mais diversificado da região Centro-Oeste de Minas Gerais.

Além disso, fazemos questão de construir um bom relacionamento com o cliente. Portanto, você conta com todo o suporte necessário no pós-venda.

Se quiser outras dicas como estas sobre os melhores produtos para a sua obra residencial ou comercial, acompanhe o Blog da Casa Viveza!

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.