Uma das partes mais importantes da finalização de uma obra é a definição do piso para área externa.
No mercado, você encontra diversas opções em cerâmica, porcelanato, madeira e muitas outras. Mas qual é a melhor opção? Primeiro, é importante considerar o tipo de espaço aberto em que ele será instalado.
Para te ajudar a resolver essa dúvida, a Casa Viveza preparou esse artigo exclusivo para motrar quais pisos combinam melhor com um ambiente ao ar livre.
Continue acompanhando e boa leitura!
O que considerar ao escolher o piso para a área externa?
Ao pensar no revestimento da área externa de casas e outras construções, é fundamental considerar alguns aspectos importantes.
Isso porque, o piso para área externa conta com algumas características próprias para que seja adequado ao ambiente.
Por exemplo, o ambiente externo tem mais umidade. Por isso, é importante priorizar pisos ásperos ou cerâmicos nestes casos.
Além disso, em espaços abertos, o piso precisa ser antiderrapante, já que, com a chuva, é mais seguro caminhar sobre esse tipo de revestimento.
Outro aspecto a considerar são as variações climáticas. Por exemplo, o frio da noite e o calor do dia podem causar danos ao piso.
Por essa razão, é recomendável escolher um piso para área externa que tenha resistência contra esse tipo de alteração climática.
Neste caso, dê preferência para o revestimento que não tenha chance de se expandir ou se retrair conforme mudar a temperatura.
Agora que você sabe quais são as características ideais de um piso para área externa, é importante conferir opções de revestimentos.
Para isso, leia o tópico a seguir, na qual vamos falar mais sobre isso.
Afinal, qual o melhor piso para área externa?
A partir de agora, vamos apresentar os melhores pisos para área externa. Para isso, separamos uma lista de vários tipos para que você conheça e decida qual mais te agrada.
Confira!
Cerâmico
Esse é um revestimento interessante não apenas por ser bom para ambiente aberto, mas também porque tem um ótimo custo benefício.
Além disso, ele resiste à umidade e está no mercado com uma enorme variedade de estampas. Com isso, é fácil encontrar um que se adapte à sua decoração.
Uma sugestão de uso para pisos de cerâmica é colocá-lo em garagens.
Vale comentar que a cerâmica tem 4 classificações, que vão da letra A à D, as quais têm relação com a qualidade e resistência do produto.
Madeira sintética
Esse é um revestimento feito de polímeros plásticos, que serve como uma opção para substituir a madeira em área externa.
Ademais, como o material de fabricação desse piso é resistente, dificilmente é necessário dar manutenção, pois ele resiste ao sol e à umidade.
Com várias cores e formas, esse revestimento fica muito bem em decks.
Pastilhas
Normalmente, as pastilhas são feitas de vidro ou cerâmica, o que as torna perfeitas para zonas molhadas, como em piscinas.
No entanto, tome cuidado para que a aplicação seja correta, o que faz com que você precise de um especialista para fazer a colocação.
Em relação à estética, as pastilhas ficam lindas na área da piscina e também para revestir paredes.
Cimento com textura
O cimento com textura é um piso para área externa que também se parece com a madeira.
Para isso, ele passa por um processo de pigmentação, tonalização e laqueamento das placas de cimento.
Além disso, as placas recebem fibras para criar textura semelhante à madeira. Com isso, é uma boa opção para deixar sua área externa com aspecto natural.
Porcelanato é uma execelende opção de piso para área externa
O porcelanato é uma opção de piso para área externa porque é durável e tem pouca absorção de água.
Dessa forma, você só precisa se certificar de que o revestimento é próprio para ambiente aberto, pois alguns porcelanatos são próprios para interiores.
No mercado, você consegue encontrar porcelanatos com bom custo benefício e em diversos modelos e tamanhos. Ele fica bem em áreas gourmets, por exemplo.
Pedras naturais
Essa é mais uma opção de revestimento para ambientes externos. As pedras naturais são ótimas para quem deseja um aspecto mais natural e rústico para o ambiente.
Porém, são um pouco mais difíceis de aplicar, de modo que você vai precisar contratar um profissional especializado para a realização do serviço.
Madeira natural
Normalmente, a madeira natural não é uma boa opção de piso para área externa, mas porque nem todos os tipos de madeira são adequados.
Por isso, se você quiser fazer um deck ou uma área zen, por exemplo, a madeira é uma boa ideia, desde que você procure pela madeira certa.
Um exemplo disso é o Cumaru, pois tem densidade alta e, dessa forma, resiste à umidade e às mudanças climáticas.
Azulejo de pedra
Essa é uma das opções mais econômicas de piso para área externa. Além disso, são extremamente duráveis, podendo durar a vida toda.
Podemos comentar, ainda, que há uma variedade de opções de azulejo de pedra no mercado, em relação a cores e cortes, superfícies e demais critérios que você estabelecer.
Como escolher o melhor piso para área externa?
Com tantas opções de revestimento para ambientes abertos, pode parecer difícil decidir pela melhor opção.
Por isso, siga alguns passos para chegar a uma definição. Um deles é a análise de prioridades, ou seja, o que é mais importante para o seu projeto.
Outro passo é determinar quais modelos estão dentro do seu orçamento. Ao definir um teto de gastos, você elimina algumas opções.
Por fim, considere quais são viáveis em sua obra, pois pode ser que alguns não sejam adequados para o seu espaço.
Piso para área externa de qualidade você encontra na Casa Viveza
Como visto, existem várias opções de piso para área externa que podem ser utilizados em diferentes propostas.
Contudo, se você quiser comprar o melhor produto para a sua casa, saiba que o lugar certo é a Casa Viveza. Trabalhamos com produtos de qualidade, para que sua reforma aconteça da melhor forma possível e o resultado seja satisfatório.
Por isso, acesse o nosso site e encontre o seu produto na Casa Viveza.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado. Se quiser conferir outros dos nossos artigos, continue no Blog da Casa Viveza.