Decidir qual a melhor torneira para banheiro pode não ser tão fácil quanto parece, pois, atualmente, o mercado oferece diversas opções de design e funcionalidades.
Além disso, você deve pensar em detalhes como a disponibilidade de aquecimento de água no seu imóvel, tamanho do banheiro, tipos de cubas e altura das bancadas.
Quer saber como avaliar cada um desses pontos para fazer a melhor escolha? Continue a leitura e confira!
Qual a melhor torneira para banheiro: de mesa ou de parede?
O primeiro ponto que você deve levar em consideração ao avaliar qual a melhor torneira para banheiro é qual será o modelo: de mesa ou de parede. Essa é uma decisão a se tomar com antecedência, já que o encanamento para cada um dos dois tipos é diferente.
Portanto, se você se arrepender e quiser fazer a troca no futuro, precisará de uma pequena reforma para alterar a tubulação e criar um novo ponto de água.
Sendo assim, a grande vantagem da torneira de parede é o aproveitamento melhor do espaço. Dessa forma, você contará com um vão livre maior que facilitarão os movimentos das mãos para lavar o rosto, escovar os dentes e assim por diante.
Além disso, você ganha mais espaço para os armários inferiores.
Por outro lado, a torneira de mesa possui uma instalação mais simples e conta com todo o sistema hidráulico logo abaixo da bancada. Com isso, qualquer tipo de manutenção fica muito mais fácil.
Torneira para banheiro, misturador ou monocomando?
Outro ponto importante a se considerar ao pensar a respeito da melhor torneira para banheiro é a possibilidade de utilizar apenas água fria, quente ou misturada. Nesse caso, esse detalhe depende da adaptação do seu imóvel para um sistema de aquecimento de água.
Sendo assim, quando você não tem a disponibilidade de água quente, a não ser por meio de um chuveiro elétrico, a torneira tradicional atenderá perfeitamente às suas necessidades.
Contudo, aqueles que têm água aquecida em outros pontos da casa devem analisar e escolher entre opções de misturador ou monocomando.
Sendo assim, os misturadores permitem que você escolha entre utilizar apenas água fria, quente ou as duas simultaneamente. A diferença está na forma como isso é feito, já que existem dois tipos de misturadores: os bicomandos e os monocomandos.
Então, os bicomandos — mais tradicionais — disponibilizam dois registros, um para cada temperatura. Já os monocomandos controlam as temperaturas por meio de um único registro.
Portanto, não há necessariamente uma grande vantagem de uma sobre a outra. Depende mais do gosto e da proposta da decoração.
A melhor torneira para banheiro é de bica alta ou bica baixa?
Outro ponto muito importante a se avaliar para decidir qual a melhor torneira para banheiro é a altura da bica. Essa é uma das características que mais influenciará o conforto dos moradores.
Portanto, você não deve escolher uma bica alta demais, pois aumentará muito a quantidade de respingos, principalmente se o seu imóvel possuir um fluxo de água forte.
Além disso, quando for lavar as mãos, o rosto ou escovar os dentes, acabará fazendo uma enorme bagunça molhando toda a bancada.
Da mesma forma, uma bica muito baixa é bastante desconfortável, pois não há espaço suficiente para a higienização correta. Em alguns casos, fica difícil encher uma mão de água, o que, curiosamente, também poderá causar bastante desorganização no seu banheiro.
Qual é a melhor torneira para banheiro de acordo com o tipo de cuba?
Atualmente, no mercado, existem diversos tipos diferentes de cubas para banheiro, que atendem a diferentes necessidades e também compõem o projeto decorativo de diferentes formas.
Contudo, a escolha do modelo também é importante para definir a melhor torneira para banheiro. Isso porque cada tipo de cuba conta com um tamanho, altura e propostas distintas.
Então, saiba qual a torneira ideal para cada tipo de cuba!
Cuba de apoio
A cuba de apoio é aquela fixada totalmente sobre um tampo ou bancada, ficando totalmente à mostra. Portanto, elas acabam elevando a altura necessária para as mãos.
Sendo assim, o mais indicado para esses casos são as torneiras de parede ou de bica alta.
Modelo de cuba de sobrepor
O modelo de cuba de sobrepor conta com um encaixe na bancada pela parte de cima. Dessa forma, suas bordas se tornam aparentes e o fundo pode ser tampado por um armário.
Portanto, recomenda-se a instalação de torneiras de mesa — com bicas não muito baixas — diretamente na bancada ou na própria cuba.
Cuba de semi-encaixe
A cuba de semi-encaixe, por sua vez, é fixada somente pela parte de trás, o que deixa o restante da peça exposto. Essa é uma boa opção para imóveis compactos, já que a instalação não demanda bancadas muito largas.
Então, a cuba de semi-encaixe acaba sendo muito versátil e aceita tanto as torneiras de mesa quanto as de parede. Você fica livre para escolher colocando o design da peça em primeiro lugar.
Melhor torneira para banheiro com cuba de embutir
As cubas de embutir são os modelos mais simples e mais encontrados nas residências brasileiras. Elas ficam totalmente fixadas por baixo do tampo e não expõem nenhuma parte da peça.
Por isso, a altura dessa pia depende da altura da bancada. Sendo assim, para decidir qual a melhor torneira para banheiro você deve avaliar se a própria bancada é muito elevada ou não e você poderá optar tanto por modelos de mesa quanto de parede.
Torneira para banheiro com qualidade é na Casa Viveza
Então, você imaginava que para escolher a melhor torneira para banheiro poderia se basear apenas no design das peças? Infelizmente, não é esse o caso.
Como vimos, você deve levar em conta algumas características funcionais, tanto desses acessórios quanto das cubas e bancadas. Contudo, seguindo as dicas deste artigo você não terá problemas na hora de escolher o modelo certo de torneira para o seu banheiro.
Por isso, encontre o seu produto na Casa Viveza e garanta toda a qualidade e segurança necessária para o seu projeto!
E para continuar vendo as melhores dicas para construir ou reformar o seu imóvel, acompanhe o Blog da Casa Viveza!